terça-feira, 9 de março de 2010

O "ser" Professor

A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo a todos que estão começando a acompanhar esse blog recém criado.
Gostaria de me apresentar como Felipe Amorim, professor de EBD de adolescentes há seis meses e que além do chamado para dar aulas de escola bíblica, tenho também um chamado profissional para ensinar história, curso o qual estou no terceiro período.
E é a partir da primeira semana de aula desse terceiro período que eu gostaria de falar um pouco para aqueles que nos lêem.
Não tenho do que reclamar da maioria dos meus professores, pois são grandes professores, ou historiadores com grande conhecimento, isso quando não são ambos. E exatamente a fala de um desses em uma aula que me inspira a escrever esse texto. O professor nos perguntou sobre o que a história representava para nós,qual importância ela tem para nós e coisas do tipo.E ao pensar nisso vi que ela além de me proporcionar um grande prazer ao ser estudada me dá a oportunidade de exercer aquela profissão para qual Deus tem me preparado : o professor.
Mas qual é a beleza de ser professor?Qual a importância?Qual a necessidade de existirem professores?O simples “ritual” de passagem de conhecimento?Não, é mais do que isso.
Muitos de meus colegas relataram terem optado pelo curso e pela carreira de professor em preferência a carreira de pesquisador acadêmico, por influência de seus... professores!
Professores são parte importante da vida de qualquer criança e adolescente e como tal devem ter essa consciência do quanto podem influenciar seus alunos tanto para o bem, quanto para o mal. Um bom professor empolga seus alunos com o estudo, com a matéria e com a temática da aula, independente de qual seja ela. Nunca fui fã de química por exemplo,mas tive professores que me fizeram gostar muito da matéria depois de alguns não tão bons terem criado em mim essa certa ressalva em relação a matéria.Assim como um professor que me passou um trabalho de história de mais de 30 páginas me fez ver o quanto eu gostava daquilo.
E não duvidem, com o professor de EBD é a mesma coisa, temos que saber despertar em nossos alunos o interesse pela Bíblia, e orar pra que esse interesse desperte. Temos que ter em nossas vidas a prática da leitura,e temos de dominar o conteúdo,mais do que isso,temos que demonstrar amor por isso para que possamos assim contagiar nossos alunos com esse amor.
Não esqueçam então do quanto vocês podem influenciar seus alunos,e tendo isso em consciência coloquem cada vez mais amor em suas aulas.
Fiquem com Jesus queridos.
"E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres," Efésios 4:11

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Já estou seguindo.
    www.ensinadorcristao.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.....
    amei seu blog....
    Deus t abençoe
    Já estou seguind.
    Sou Supervisora Pedagógica e professora formada e tbm estou sendo supervisora na EBD da minha igreja. Gosto muito de pesquisar para os professores da minha igreja. E semana q vem estarei oferecendo um curso de capacitação e reciclagem para professores da Ebd. São 4 termas e o meu é: Plano de aula e objetivos.
    Se tiver alguma ideia sobre isso, por favor poderia me enviar?
    Obrigada e paz!

    ResponderExcluir