
Por mais sedentário, sossegado,
preguiçoso, monótono, ou qualquer outra característica que um adolescente possa
ter, ele gosta de alguns desafios (claro que vai depender do tipo de desafio).
Nem eu tenho vontade de ir para uma classe em que o professor ficará apenas
lendo o material, respondendo umas perguntinhas, pregando, ou em um monólogo de
uma hora que não acabará nunca. Precisamos lembrar que a grande maioria dos
adolescentes já assiste em média 30 horas de aula durante a semana.
Quando falo em desafio, o
primeiro pensamento que podemos ter é gincana, mas não é desse tipo que quero
falar. Nossas aulas precisam fazer com que os adolescentes pensem e repensem sobre
os assuntos que estamos trabalhando. Se a aula é sobre o amor de Deus, faça com
que eles pensem sobre isso, pois um dia podem ser questionados, não em uma
prova valendo nota, mas na vida. Então, desafie-os
a pensar sobre isso! Como é possível ver o amor de Deus quando mandou matar
crianças no Antigo Testamento? Como é possível ver o amor de Deus quando mandou
um dilúvio acabar com quase toda humanidade?
O desafio torna a aula dinâmica,
faz com que a grande maioria participe e irá estimulá-los a conhecer mais sobre
esse Deus em quem acreditam. Devemos levá-los a terem opiniões próprias,
fortalecidas pelo diálogo, pela discussão. Porém, muitos preferem que os
adolescentes não pensem, apenas obedeçam. Irei falar sobre isso nos próximos posts sobre o assunto.
Deus abençoe
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