terça-feira, 25 de setembro de 2012

A importância do grupo


Ao fim de mais uma EBD, os adolescentes começam a conversar e se dividem em dois grupos: meninos de um lado e meninas de outro. Todos parecem felizes, exceto um rapaz isolado num canto da sala. Chego perto dele, me apresento e começamos a conversar. Ele conta que é a primeira vez que participa de uma EBD e não tem muitos conhecidos na igreja. Decido então apresentá-lo aos rapazes e, em poucos minutos, me surpreendo ao vê-lo contando piadas aos seus novos amigos. 

Nós, professores de EBD, muitas vezes nos concentramos apenas no tema de nossas aulas, mas isso é muito pouco. Não estou dizendo que não devemos nos preocupar com o conteúdo, devemos sim, e muito, principalmente pela quantidade de heresias que circulam na internet e até dentro de muitas igrejas. Mas trabalhar com adolescentes requer mais que conhecimento bíblico, requer cuidado e preocupação com as necessidades deles e, entre elas, quero salientar a importância de ajudá-los a se integrar ao grupo de adolescentes da igreja. Segundo a Revista Nova Escola:

 “Não é exagero dizer que a entrada em um grupo é um acontecimento inevitável na passagem da infância para o mundo adulto. Faz parte do processo de elaboração da identidade. Quando chega a puberdade, o adolescente não se contenta mais apenas com a rede protetora da família e busca fora de casa outras referências para se formar como sujeito. É por isso que, nessa hora, os amigos crescem em importância. Por meio deles, o jovem exercita papéis sociais, se identifica com comportamentos e valores e busca segurança para lutar contra a angústia da solidão típica da fase.”

O adolescente necessita de um grupo para seu crescimento e o melhor lugar para isto é dentro de uma igreja onde há a pregação da verdadeira Palavra de Deus. Devemos estar sempre atentos a adolescentes novos ou que tenham dificuldade em fazer amigos e dar o nosso melhor para integrá-los.

Deus abençoe,

2 comentários:

  1. Olá
    Eu achei muito interessante e legal a ideia de fazer um blog voltado para a ebd.
    é legal ver os professores, lideres e participantes tenso um meio de informar e ser informados e ao mesmo tempo se relacionarem através do blog, muito boa a ideia!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do blog, volte sempre hauhuahu!Deus abençoe!

      Excluir